segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O cantinho das receitas


Fim de semana de pescaria
O pescador cá de casa, foi à pesca e apanhou este peixinho.
Peixe na moura
Peixe muito fresco cozido com batatas. O peixe é escorrido e no caldo da cozedura faz-se uma moura bem forte, rega-se por cima do peixe e das batatas, escorre-se novamente e serve-se numa travessa, tempera-se com azeite, limão, cebola às rodelas e pimenta q.b. acompanha-se com pão caseiro e bom vinho branco.

bom apetite










Compota de abóbora com nozes



Receita:


1 kg de abóbora
750 g de açúcar
1 pau de canela

Arranje a abóbora, descascando-a e cortando-a em pedaços. Leve-a depois ao lume juntamente com o açúcar e o pau de canela deixe ferver até ter ponto espadana e desfaz-se com a máquina das sopas. Convém deixar queimar levemente no fundo, pois fica com melhor sabor. Deixe arrefecer um pouco e adicione cerca de 200 g de nozes em pedaços. Quando estiver frio guarde em frascos bem fechados.



Compota de tomate



Receita


1 kg de tomates
750 g de açúcar amarelo 1 pau de canela
1 tira de casca de limão

Escolhem-se tomates maduros e sãos. Escaldão-se com água a ferver, tiram-se-lhes as peles e as sementes põem-se num passador a escorrer. Junta-se o açúcar, o pau de canela, a casca de limão cortada fininha. Mexe-se, põe-se ao lume e deixa-se ferver devagarinho, até criar ponto de estrada, retire do lume deite em frascos de vidro e guarde.

Perdizes com pão frito

Ingredientes:

2 perdizes
2 dentes de alho
150 g de presunto
100 g de toucinho
1 folha de louro
2 cebolas
azeite qb
água qb
pão frito
sal e pimenta qb


Leve ao lume, num tacho, o toucinho cortado às fatias, para derreter. Nessa altura junte o azeite, as cebolas picadas e os dentes de alho esmagados. Logo que a cebola esteja transparente colocam-se no tacho as perdizes cortadas ao meio, temperadas com sal, o louro, a pimenta e o presunto cortado aos quadradinhos. Fritam um pouco e adicionam-se golinhos de água até cozerem, com o tacho sempre tapado. Servem-se sobre o pão frito, regadas com o molho.

Bom apetite

2 comentários:

teresa disse...

não podes ensinar os segredos todos , mas tambem o toque especial só tu o tens

Herondina disse...

As coisas boas são para ensinar...obrigada pelo comentário!Beijinhos